Reiterando a importância dessa parceria através
do Projeto Relação Família/Escola e o Desempenho Escolar, alguns professores
assim se manifestaram:
Depoimento 1
“Estamos vivendo a Era do conhecimento – o
ouro do século XXl. Para tal, cada vez mais vêm sendo propostas as mais
variadas gamas de cursos de aperfeiçoamento e capacitação para lidarmos com as
“ não muito comuns” situações ocorridas na escola. Dentre elas, uma chama
bastante nossa atenção: assumimos um papel, que embora camuflado, reflete
aquele que deveria ser atribuído aos pais
– o professor que ora era transmissor de conhecimento, assume papel de “educar”
traçando e exigindo hábitos que deveriam ser adquiridos no “berço”. Entendemos
que a família nos nossos dias é constituída de forma diferente. Enquanto,
antigamente os pais trabalhavam fora e as mães se dedicavam à educação dos
filhos e o cuidado do lar, hoje, ambos trabalham fora e os filhos ficam
delegados a outros familiares e na maioria dos casos a mercê de seus prazeres,
o que garante aos mesmos um aprendizado espontâneo, natural, porém, sem
direcionamento, nas diversas situações que se expõe no cotidiano. Não é de hoje
que estamos discutindo propostas para que tal assunto proporcione melhor
desenvolvimento do aluno, haja vista, a necessidade premente de assumirmos
nossos papéis nas questões envolvendo aluno/filho. Recebemos o projeto Relação
Família/Escola e o Desempenho Escolar com muita expectativa dada a sua
importância para o sucesso de nosso trabalho. Iniciar esta atividade na 5ª
série fará que aos poucos, os interessados sejam integrados e, ao longo de
quatro anos, a realidade mudada. Ficamos satisfeitos ao perceber o interesse
dos pais na primeira reunião com a escola: trocaram informações, socializaram
problemas que jamais imaginaríamos que as crianças tinham, se este encontro não
tivesse acontecido. Pudemos iniciar a construção daquele “ponto”, - integração
pais/escola, fundamental para todos. Para os pais dos alunos da 5ª série “A”, a
escola não é mais algo inatingível, os professores não são mais vistos como
pessoas superiores e indiferentes e para nós, eles não são mais pessoas
desinteressadas, alheias ao que ocorre com seus filhos na escola.
Não há nada que apague a
importância desse primeiro passo. “Os frutos deste projeto, idealizado e
monitorado por nossa coordenadora já estão sendo colhidos e saboreados, pois na
dimensão quanto ao interesse, e o comprometimento em relação à mudança são
estabelecidos .” (M.B.S. - Professora de Português).
Depoimento 2
“O Projeto Relação Família/Escola e o
Desempenho escolar, desenvolvido pela pedagoga Maria Ester, veio resgatar o
fortalecimento de um vínculo há tempos esquecido pela sociedade. A família
possui um papel primordial para o desenvolvimento saudável das relações de seus
filhos com a escola e desta com eles. Por ser ela a base da pirâmide social,
responde pela maior parte dos valores apreendidos na infância. E são esses
valores que, certamente, incluirão o indivíduo à sociedade da qual dependerá
para realizar seus objetivos de vida. Essa relação família/escola/educação
tornou-se um árduo desafio, o qual as escolas precisam, a qualquer custo,
amenizá-lo, de forma que, pais, professores, alunos, funcionários possam
efetivamente fazer parte dessa relação, dessa estrutura tão complexa, mas ao
mesmo tempo, tão debilitada, tão precisa de apoio, de compreensão e por que não
dizer, de carinho, afeto, amor, paz, tranqüilidade, tudo que faça com que a
família e escola encontrem nessa parceria uma forma de resolverem seus
problemas. Para mim, que participei de alguns momentos relativos a esse
projeto, me senti privilegiada. Nada é mais gratificante do que ver essa
relação acontecendo de perto: família e escola juntas, tentando reacender uma
chama, que eu diria, não totalmente apagada, mas precisando de um pouco mais de
lenha para tornar-se uma grande fogueira, onde todos as sua volta consigam
contagiar um ao outro com o seu calor. (A.A.R. - Professora de Ensino
Religioso)
Depoimento 3
Desde que iniciei minha carreira como professora do Ensino
Básico, na disciplina de História puder ir percebendo que as crianças cujos
pais iam com frequência à escola acabavam por desenvolverem alguns
comportamentos mais adequados ao espaço escolar. Nos últimos anos está ficando
cada vez mais raro esta participação, o que obrigou a escola assumir um papel
que até então cabia aos pais. Mas participar de uma proposta que visa trazer os
pais para acompanhar a vida escolar de seus filhos acabou por criar uma
cumplicidade entre nós professores e os responsáveis por nossos alunos. Pois,
ao tentarmos a resolução de um problema ou compartilhar uma vitória de nossas
crianças acabamos por presenciar momentos da vida escolar deste aluno, a
compreendê-lo de forma direta e mais completa, e isso em muito auxiliou no
trabalho de forma geral. Quando compartilhamos, percebemos o olhar do outro e
consequentemente o outro também percebe o nosso olhar, há uma troca rica, que
favorece nosso aluno, na medida em que percebe uma sintonia entre aqueles que são
responsáveis pela sua educação. (M.N. - Professora de História)
Depoimento 4
O Projeto “Relação
Família/Escola e o Desempenho Escolar-desenvolvido no nosso Colégio pela
professora Maria Ester tem apresentado grandes progressos, pois está trazendo
para a comunidade escolar, a presença dos pais e/ou responsáveis pelos alunos.
Esse projeto está aproximando pais, alunos e professores e está desenvolvendo
um sentimento de afetividade entre todos e um interesse pela realidade da
escola e consequentemente da vida de nossos alunos. (J.B. - Professora de
Inglês)
Percebe-se na fala das professoras, a
importância do bom relacionamento entre a escola e a
família, não só para o bom desempenho escolar das crianças, mas também
para que o trabalho do professor seja mais produtivo. Nesse sentido, para os
professores, é fundamental conhecer os pais e os pais igualmente conhecerem a
escola e os professores de seus filhos.
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