quinta-feira, 7 de abril de 2016

Projetos Relação Família/Escola e o Desempenho Escolar

 Reiterando a importância dessa parceria através do Projeto Relação Família/Escola e o Desempenho Escolar, alguns professores assim se manifestaram:

Depoimento 1

 “Estamos vivendo a Era do conhecimento – o ouro do século XXl. Para tal, cada vez mais vêm sendo propostas as mais variadas gamas de cursos de aperfeiçoamento e capacitação para lidarmos com as “ não muito comuns” situações ocorridas na escola. Dentre elas, uma chama bastante nossa atenção: assumimos um papel, que embora camuflado, reflete aquele que deveria ser atribuído aos pais – o professor que ora era transmissor de conhecimento, assume papel de “educar” traçando e exigindo hábitos que deveriam ser adquiridos no “berço”. Entendemos que a família nos nossos dias é constituída de forma diferente. Enquanto, antigamente os pais trabalhavam fora e as mães se dedicavam à educação dos filhos e o cuidado do lar, hoje, ambos trabalham fora e os filhos ficam delegados a outros familiares e na maioria dos casos a mercê de seus prazeres, o que garante aos mesmos um aprendizado espontâneo, natural, porém, sem direcionamento, nas diversas situações que se expõe no cotidiano. Não é de hoje que estamos discutindo propostas para que tal assunto proporcione melhor desenvolvimento do aluno, haja vista, a necessidade premente de assumirmos nossos papéis nas questões envolvendo aluno/filho. Recebemos o projeto Relação Família/Escola e o Desempenho Escolar com muita expectativa dada a sua importância para o sucesso de nosso trabalho. Iniciar esta atividade na 5ª série fará que aos poucos, os interessados sejam integrados e, ao longo de quatro anos, a realidade mudada. Ficamos satisfeitos ao perceber o interesse dos pais na primeira reunião com a escola: trocaram informações, socializaram problemas que jamais imaginaríamos que as crianças tinham, se este encontro não tivesse acontecido. Pudemos iniciar a construção daquele “ponto”, - integração pais/escola, fundamental para todos. Para os pais dos alunos da 5ª série “A”, a escola não é mais algo inatingível, os professores não são mais vistos como pessoas superiores e indiferentes e para nós, eles não são mais pessoas desinteressadas, alheias ao que ocorre com seus filhos na escola.
Não há nada que apague a importância desse primeiro passo. “Os frutos deste projeto, idealizado e monitorado por nossa coordenadora já estão sendo colhidos e saboreados, pois na dimensão quanto ao interesse, e o comprometimento em relação à mudança são estabelecidos .” (M.B.S. - Professora de Português).

Depoimento 2

“O Projeto Relação Família/Escola e o Desempenho escolar, desenvolvido pela pedagoga Maria Ester, veio resgatar o fortalecimento de um vínculo há tempos esquecido pela sociedade. A família possui um papel primordial para o desenvolvimento saudável das relações de seus filhos com a escola e desta com eles. Por ser ela a base da pirâmide social, responde pela maior parte dos valores apreendidos na infância. E são esses valores que, certamente, incluirão o indivíduo à sociedade da qual dependerá para realizar seus objetivos de vida. Essa relação família/escola/educação tornou-se um árduo desafio, o qual as escolas precisam, a qualquer custo, amenizá-lo, de forma que, pais, professores, alunos, funcionários possam efetivamente fazer parte dessa relação, dessa estrutura tão complexa, mas ao mesmo tempo, tão debilitada, tão precisa de apoio, de compreensão e por que não dizer, de carinho, afeto, amor, paz, tranqüilidade, tudo que faça com que a família e escola encontrem nessa parceria uma forma de resolverem seus problemas. Para mim, que participei de alguns momentos relativos a esse projeto, me senti privilegiada. Nada é mais gratificante do que ver essa relação acontecendo de perto: família e escola juntas, tentando reacender uma chama, que eu diria, não totalmente apagada, mas precisando de um pouco mais de lenha para tornar-se uma grande fogueira, onde todos as sua volta consigam contagiar um ao outro com o seu calor. (A.A.R. - Professora de Ensino Religioso)


Depoimento 3

Desde que iniciei minha carreira como professora do Ensino Básico, na disciplina de História puder ir percebendo que as crianças cujos pais iam com frequência à escola acabavam por desenvolverem alguns comportamentos mais adequados ao espaço escolar. Nos últimos anos está ficando cada vez mais raro esta participação, o que obrigou a escola assumir um papel que até então cabia aos pais. Mas participar de uma proposta que visa trazer os pais para acompanhar a vida escolar de seus filhos acabou por criar uma cumplicidade entre nós professores e os responsáveis por nossos alunos. Pois, ao tentarmos a resolução de um problema ou compartilhar uma vitória de nossas crianças acabamos por presenciar momentos da vida escolar deste aluno, a compreendê-lo de forma direta e mais completa, e isso em muito auxiliou no trabalho de forma geral. Quando compartilhamos, percebemos o olhar do outro e consequentemente o outro também percebe o nosso olhar, há uma troca rica, que favorece nosso aluno, na medida em que percebe uma sintonia entre aqueles que são responsáveis pela sua educação. (M.N. - Professora de História)

Depoimento 4

O Projeto “Relação Família/Escola e o Desempenho Escolar-desenvolvido no nosso Colégio pela professora Maria Ester tem apresentado grandes progressos, pois está trazendo para a comunidade escolar, a presença dos pais e/ou responsáveis pelos alunos. Esse projeto está aproximando pais, alunos e professores e está desenvolvendo um sentimento de afetividade entre todos e um interesse pela realidade da escola e consequentemente da vida de nossos alunos. (J.B. - Professora de Inglês)


Percebe-se na fala das professoras, a importância do bom relacionamento entre a escola e a família, não só para o bom desempenho escolar das crianças, mas também para que o trabalho do professor seja mais produtivo. Nesse sentido, para os professores, é fundamental conhecer os pais e os pais igualmente conhecerem a escola e os professores de seus filhos.

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