quinta-feira, 7 de abril de 2016

Escola e família: parceria para ajudar no aprendizado das crianças

 Escola e família: parceria para ajudar no aprendizado das crianças 
 A educação começa dentro de casa. Quando os pais estimulam o aprendizado e participam da vida escolar dos filhos, as crianças se sentem mais à vontade, obtêm notas melhores e podem se tornar mais facilmente cidadãs críticas capazes de enfrentar diversas situações.
 Para quem não sabe, a família e a escola devem formar uma equipe. É necessário que ambas sigam os mesmos princípios, critérios e direção em relação aos objetivos que desejam atingir. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com o Estatuto da Criança e do Adolescente, as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias, e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico.
 Parceria
 A mãe e pedagoga Renata Teixeira explica que a família e a escola têm papel fundamental no aprendizado dos pequenos. “A família tem que se comportar como uma escola, e a escola como uma família. Tem que haver uma parceria. Nem os pais devem deixar a escola totalmente responsável, nem o colégio pode responsabilizar os pais. Eles devem andar de mãos dadas”.
 Justamente por isso, a pedagoga acredita que chamar a professora de ‘tia’ não é errado. “Se a escola é uma extensão da família, a educadora acaba sendo uma segunda mãe. Então tratar a professora como uma ‘tia’ é uma forma de a criança se sentir mais acolhida”, opina.
  Mas, afinal, o que significa uma parceria saudável? Os pais devem ajudar no ensino dos conteúdos, e os professores no dos bons modos? Não. A colaboração que se espera é de outra forma. Quando o assunto é aprendizagem, o papel de cada um está bem claro.

 “O papel dos pais é estimular o comportamento de estudante nos filhos, mostrando interesse pelo que eles aprendem ensinar a educação básica, preparar o filho para a vida e ajudar as crianças nas lições da escola. Já o colégio complementa isso, oferecendo conteúdo e formação educacional”, afirma a pedagoga.

 Aproximação da família
 Caso a família esteja distante, a escola deve procurar soluções para a aproximação.
 “Hoje em dia vejo que algumas famílias se distanciaram um pouco por acreditarem que a escola é responsável. Então são necessárias algumas ações para diminuir isso”, conta Teixeira. As soluções encontradas por ela são as reuniões entre pais e professores e palestras sobre educação dos alunos. Dicas Existem diversas contribuições que a família e a escola podem oferecer a fim de propiciar o desenvolvimento pleno dos filhos/alunos.

 Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para as duas partes.
 Pais 
– Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
– Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
– Deixar os filhos a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
 – Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola 
– Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais;
– Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar;
– Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;

 “A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação. Pais e educadores precisam ser fiéis companheiros nessa caminhada”, finaliza Teixeira. 

Bibliografia www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579 de FCC Martins - ‎2014

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